Maringá lidera o Campeonato Paranaense com a manutenção de peças importantes e um técnico de longa data

Maringá mais uma vez se destaca no topo do Campeonato Paranaense. Com a vitória sobre o Operário-PR, o Dogão recuperou a liderança da competição após cinco rodadas e é um dos poucos times invictos, ao lado do Athletico. Isso é resultado da manutenção de peças importantes ao longo das últimas temporadas, incluindo o técnico Jorge Castilho, que está no clube desde 2020 e vem ocupando o cargo de forma efetiva pelo terceiro ano consecutivo.

Vice-campeão em 2022 e semifinalista em 2023, o Maringá manteve muitos jogadores que foram fundamentais nessas campanhas, como o goleiro Dheimison, os laterais Marcos Vinicius e Caíque, o zagueiro Vilar, o meio-campista Serginho e os atacantes Robertinho e Mirandinha. Esses jogadores desenvolveram uma forte identificação com o Dogão e lideram o time em campo.

“Quando você consegue manter o treinador e cerca de 70% a 80% do elenco do ano anterior, a tendência é que as coisas fluam melhor. Este ano não está sendo diferente. Estamos evoluindo a cada jogo, mas a manutenção dos atletas é fundamental para alcançarmos resultados a longo prazo”, disse Jorge Castilho.

“Nosso time é um conjunto. Não estamos procurando por um protagonista, uma estrela. Estamos aqui como uma unidade, um conjunto.”

Além disso, o Maringá buscou reforços pontuais que conquistaram seu espaço na equipe, como o volante Rodrigo, o meio-campista Zé Vitor, o atacante Edison Negueba e o zagueiro Tito. Essas opções também proporcionaram versatilidade ao Dogão, permitindo variações táticas com três zagueiros, meio-campo mais reforçado ou maior presença no ataque.

“A escalação é baseada no adversário, de acordo com cada jogo. Temos uma estratégia para cada partida. Temos várias opções, principalmente para confundir o adversário. No início da pré-temporada, eu disse que teríamos um elenco que poderíamos rodar, avaliando cada adversário, cada jogo, para entrar com as peças de acordo com o adversário. E é isso que estamos fazendo”, comentou Castilho.

O treinador é o mais experiente entre os técnicos do Campeonato Paranaense. Castilho chegou ao Maringá em 2020 como auxiliar técnico na Divisão de Acesso, assumindo o comando da equipe na oitava rodada e conseguindo a promoção à elite estadual. No ano seguinte, ele começou novamente como auxiliar e se tornou técnico na quarta rodada do Paranaense, levando o time às quartas de final.

Em 2022, Castilho foi efetivado e levou o Dogão ao vice-campeonato estadual contra o Coritiba, garantindo também vagas na Copa do Brasil e na Série D do ano seguinte. Em 2023, o clube foi eliminado nas semifinais do Paranaense pelo Athletico, na terceira fase da Copa do Brasil pelo Flamengo e na segunda fase do Brasileiro pelo Camboriú.

“Estou muito feliz por este momento, pela diretoria acreditar no nosso trabalho e na nossa permanência, mas sempre com muita humildade, vamos buscando nosso espaço no futebol”, destacou.

O Maringá agora enfrenta o São Joseense na segunda-feira, às 20h, no Willie Davids, fechando a sexta rodada do Paranaense.

http://futebolparanaense.tv

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*