Adeus aos Gramados! Diego Souza anuncia sua aposentadoria; relembre sua trajetória

Campinas, SP, 10 (AFI) – O atacante Diego Souza anunciou sua aposentadoria como jogador profissional de futebol neste sábado, 10, através de suas redes sociais. O agora ex-jogador encerrou sua carreira aos 38 anos após passagens por diversos grandes clubes do futebol brasileiro, como Vasco, Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Paulo e Palmeiras.

“Obrigado, futebol! Por ter mudado minha vida, a de minha família e por ter proporcionado momentos únicos de alegria! ⚽️❤️ #DS”, publicou.

ÚLTIMA TEMPORADA

O último clube de Diego foi o Sport-PE, em sua terceira passagem, na Série B de 2023. Ele chegou para disputar a vaga de centroavante com Vagner Love, que havia caído de rendimento, mas não teve o mesmo brilho das outras oportunidades que o fizeram ídolo do torcedor rubro-negro.

TRAJETÓRIA

Revelado no Fluminense, foi campeão carioca na temporada de 2005 e em seguida vendido ao Benfica, de Portugal. Sem espaço em Lisboa, acabou emprestado ao Flamengo, rival do clube que o projetou.

Diego teve sucesso na Gávea, conquistando a Copa do Brasil em 2006. Um ano depois, outro empréstimo, desta vez para o Grêmio-RS, onde foi campeão gaúcho. Foram três anos seguidos ganhando medalhas de ouro. Por pouco não levou também a Copa Libertadores, em que o Imortal “bateu na trave” e ficou com o vice – Boca Juniors campeão.

PALMEIRAS

Já conhecido nacionalmente, foi contratado em definitivo pelo Palmeiras, onde jogou de 2008 a 2010 e novamente foi campeão, desta vez do Paulista. Quarto troféu em quatro anos.

Em grande fase no Alviverde, tornou-se um dos principais jogadores do Brasil. Foi eleito “Melhor Meia-atacante” no Prêmio “Craque do Brasileirão” em 2008 e 2009, e voltou a ser premiado em 2011, com a camisa do Vasco.

CLUBE DO CORAÇÃO

O Cruzmaltino, inclusive, clube que defendeu após o Palmeiras, era seu clube do coração, informação que revelou na reta final da carreira. O ano de 2011 foi especial, visto que, além do prêmio citado, foi campeão da Copa do Brasil e vice do Brasileirão. Diego ainda passou pelo Atlético-MG antes de chegar a São Januário, mas sem muito destaque.

INTERNACIONAL

Ele também passou por clubes no exterior, como Al-Ittihad (Arábia Saudita) e Metalist (Ucrânia). O primeiro, inclusive, disputou o último Mundial de Clubes e é defendido atualmente pelos brasileiros Romarinho e Fabinho, além dos franceses Kanté e Benzema. Entre as passagens pelos estrangeiros, jogou pelo Cruzeiro e participou da campanha do título brasileiro, em 2013.

SPORT

Emprestado pelo Metalist, Diego Souza começou uma das histórias mais especiais de sua carreira: o Sport. Retornando ao futebol brasileiro, desembarcou na Ilha do Retiro para fazer uma campanha histórica no Brasileirão 2015, ajudando o Leão a terminar em 6º colocado.

Um ano depois, teve uma passagem “relâmpago” que marcou seu retorno ao Fluminense, vencendo a Primeira Liga, mas logo estava de volta a Recife. A história em Pernambuco estava só começando, e ele terminou 2016 como artilheiro do Brasileiro com 14 gols e convocado por Tite à seleção brasileira para disputar uma série de amistosos.

RETORNO

Já em reta final de carreira passou por São Paulo e Botafogo, sempre marcando gols, até acertar seu retorno ao Grêmio para ser tetracampeão gaúcho, de 2020 a 2023. Também foi importante na campanha de acesso na Série B, anotando 14 gols.

Em seu último ano de contrato, perdeu espaço no elenco tricolor com a chegada do uruguaio Luis Suárez, o que contribuiu ainda mais para um desfecho positivo da mútua vontade de retornar ao Sport. Entretanto, não conseguiu encerrar sua contribuição no futebol como esperava e viu o acesso escapar das mãos do Leão na segunda divisão.

http://futebolparanaense.tv

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*